-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

Histórico

O Teatro Universitário da Ufes foi inaugurado em 2002, pelo reitor José Weber Macedo, sete anos após o início das obras, ocorrido em 1995, durante a gestão do reitor Roberto da Cunha Penedo. Com concepção arquitetônica do arquiteto e professor da Ufes Kleber Frizzera, o prédio que abriga o teatro tem traços da arquitetura moderna e se destaca na paisagem que compõe a parte frontal do Campus de Goiabeiras. Um outro prédio na parte posterior do Teatro abriga uma galeria de arte e soma-se ao cinema já existente, complementando o conjunto cultural da Ufes concebido à época.

Somente em fevereiro de 2005, o Teatro Universitário abriu as suas portas para apresentação de peças teatrais, iniciando uma nova fase. Até então, sem a estrutura necessária para acolher espetáculos teatrais e musicais, o teatro era utilizado quase sempre para atividades acadêmicas, sendo necessário alugar os equipamentos de suporte para as montagens artísticas, quando estas ocorriam. Com equipamentos próprios de luz, som, cenotécnica e outros, o teatro estreou com a peça “A primeira noite de um homem”, protagonizada pela atriz Vera Fischer.

Com 615 lugares, incluindo espaços para cadeirantes e obesos, o Teatro Universitário da Ufes é ainda hoje o maior do estado e sua infraestrutura o coloca entre os mais bem equipados do país. Recebe, em média, 110 mil visitantes por ano e oferece uma programação diversificada e de qualidade, de fevereiro a dezembro, contando com espetáculos, teatrais, musicais e de dança regionais, nacionais e internacionais. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910